sábado, 11 de dezembro de 2010

Lei Seca é remédio!

“Os atores Priscila Fantin e Eri Johnson tiveram as carteiras de habilitação apreendidas na madrugada desta sexta-feira...”
Este trecho acima é a chamada do noticiário. Eu estou espantada, isto é um absurdo! Acreditam que estou falando sério?
 Não conheço a pessoa de Priscila e muito menos de Eri, conheço apenas alguns de seus personagens, sendo assim é complicado ficar espantada, não sei nada deles, quais seus princípios, seus valores, o que sei é que o que eles fizeram é uma falta de responsabilidade, coisa que não é só “mérito” deles, quem é que não conhece pelo menos uma pessoa que faça ou já tenha feito a mesma coisa? Eles são pessoas comuns, “mija” e “caga” e vai virar esqueleto igual a todo mundo, ao contrário de uma maioria a sua profissão causa a  fama, por isso estão aí presentes na reportagem e dando audiência aos meios de comunicação que infelizmente tem que usar da intimidade dessas pessoas para ter ibope , mas claro que isso só acontece porque tem muita gente que “incrivelmente” sabe bem mais da vida de um famoso do que da sua própria.
O meu espanto refere-se ao fato de serem parados em uma fiscalização, conheço tanta “Fulana da Silva” e tantos “Beltranos de Souza”, que bebem e bebem mesmo e sabe o que eles fazem depois de beber? Eles pegam o seu carro e seguem (claro que em alta velocidade) por ruas, avenidas, estradas, calçadas, faixa de segurança, pista contramão e etc. É uma raridade serem pegos em fiscalização, das poucas vezes que isso aconteceu ainda conseguiram se livrar. Fico intrigada como que famosos não tiveram a mesma sorte...  Isto é ótimo, pois é sinal de que de alguém esta cumprindo com o seu dever, conforme a Lei Seca. Os atores recusaram a fazer o teste de bafômetro (e me diz se depois dessa precisa de teste), quando alguém se recusa a provar a “inocência”, apenas neste ato, acabam de assinar seu atestado de; “bebi mesmo e estou dirigindo”.  Leia o trecho a seguir:
“... pela recusa, os atores terão de pagar multa de R 957,70 e perderão 7 pontos na carteira. Eles tiveram as carteiras de habilitação retidas e poderão reavê-las em até 72 horas.”
Qual a falta que R$ 957,70 vai fazer no bolso de atores como eles? Mesmo que faça, será que pagar uma multa vai torná-los conscientes? Provável que não, assim como qualquer outra pessoa, o que pode acontecer é eles ficarem mais espertos para não serem pegos e não terem de pagar mais multas, isso é que as pessoas fazem em grande maioria, claro que existem as exceções que tem consciência de que não se deve beber e dirigir, mas isto eles sempre tiveram mesmo antes da Lei Seca, dentro do meu pequeno mundinho eu tenho uma grande certeza: Esta tudo errado! Não adianta ficar criando lei para “tapar o sol com a peneira”, nos brasileiros precisamos de educação, ter a consciência de que algumas atitudes põem em risco a vida de muitas pessoas incluindo a nossa! De que adianta proibir, advertir multas e castigos para pessoas que “nunca” foram educadas para ter uma conduta consciente, quem sabe ao invés de ficar decorando “formulas de matemática” nas escolas, pudéssemos aprender desde o inicio da vida escolar sobre direção defensiva, porque a educação não ensina a criança e os jovens a serem cidadãos conscientes! Mesmo acreditando que este tipo de educação deve ser fornecido dentro de casa, ainda sou a favor de que as escolas devem trabalhar assuntos como este, assim como muitos outros, pois infelizmente vejo cada vez mais famílias desestruturadas e pais esperando seus filhos ingressar na escola para “melhorar”, mas melhorar no que? Os filhos nem conhecem nada de geografia, matemática, física e etc. Como poderão melhorar no que para eles é desconhecido? Não, mas não é isso, eles esperam que a escola melhore o comportamento dos filhos (desculpe aos que não se enquadram neste perfil, mas preciso desabafar que acho isso “ridículo”!). Independente de como esta atualmente a educação vinda do “berço”, devemos considerar que a escola é um dos primeiros acessos que a criança tem para com uma sociedade, por isso eu apoio e muito que a educação em nosso país tem que ser reformulada! 
Quem sabe, uma educação de fazer pensar ao invés de decorar, com sorte poderá ter cidadãos mais conscientes que não vão precisar “temer para não fazer” e essas Leis “remédio” não precisariam existir. Mesmo com tantas campanhas do tipo “se beber não dirija” o contrário continua acontecendo, pois é uma questão de consciência e é bem mais forte, pois esta na nossa cultura aquele pensamento “ah comigo não vai acontecer nada” é isso que tem que mudar!!!  
No último trecho da notícia que segue abaixo, diz que os atores não querem falar sobre o assunto. Bom, são pessoas publicas por que escolheram ser, fazem aquilo que gostam de fazer e conquistam muitos fãs e ao mesmo tempo são cidadãos iguais a todos, eles têm o direito de não falar sobre o assunto é a vida deles, até porque vão dizer o que? Qual é a explicação por este ato irresponsável que tantos outros fazem igual? Não tem! Poderiam até dizer “pelo menos não aconteceu nada grave”, mas e se acontece? Ta aí o absurdo, essa mania de esperar a “coisa ficar feia” para ter mais consciência, tem que parar de ser assim. O outro absurdo sou eu estar aqui perdendo o meu tempo escrevendo sem parar, isso não vai mudar tão cedo mesmo!     

“Procurada pelo G1, a atriz Priscila Fantin informou, por meio de sua assessoria, que não fala sobre sua vida pessoal. Já o ator Eri Johnson não foi encontrado para comentar o assunto.”

Vanessa Lopes

2 comentários:

  1. olá!!
    Adorei teu blog, ja estou seguindo!
    Espero tua visita no meu tb!

    http://momentodamoda.blogspot.com/

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaian! Obrigada pelo carinho e seja muito bem vinda!!!
    Beijãoo

    Ahh calro, to passando la momentomoda!

    ResponderExcluir

Liberte!